quinta-feira, 29 de março de 2012

Tipos de cheias

Tipos de Inundações/Cheias, suas causas e factores itensificadores:

Cheias Fluviais
Este tipo de cheias, ocorrem nos vales de Inundações dos rios, como resultado do aumento de fluxo nos canais e do galgamento/ transposição natural das margens ou dos diques artificiais.
                Resultam directamente ou indirectamente de eventos climatológicos tais como grandes e prolongadas precipitações. Nas zonas onde os Invernos são rigorosos e onde há acumulação de neve, ocorrem inundações aquando do derretimento do gelo acumulado, nos períodos onde as temperaturas começam a aumentar.
                As cheias fluviais são intensificadas por um lado com a auto captura e pelo outro pela captura realizada nos canais de drenagem.
Cheias Costeiras e/ou Estuarinas

Este tipo de inundações dão-se  em zonas costeiras  baixas, tais como estuários e deltas, dando origem a inundações das terras por água salobra ou salina. Por vezes, tornam-se mais intensas quando há combinações de marés altas, elevado nível do mar e ondas de grandes dimensões, dando-se  episódios de storm surges.
                Em zonas deste tipo, que são  protegidas por muros ou diques pode resultar  em inundações por “transbordamento”, quando o nível de água ultrapassa o nível da barreira de defesa construída, ou por “galgamento”, quando o efeito combinado das ondas e do nível das águas resulta em ondas dando-se mais uma vez a quebra das defesas.
                As inundações costeiras e/ou estuarinas são intensificadas por efeitos de afunilamentos devido à forma dos estuários ou á configuração da zona costeira.

Sem comentários:

Enviar um comentário